Facebook Twitter Instagram

16 dias de ativismo 2016

ÍNDICE

SEMU PROMOVE CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES!

Como parte das políticas públicas de enfrentamento e combate à violência contra a mulher, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher – SEMU, promove a Campanha 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

A Campanha, que teve início no dia 10 de novembro e vai até o dia 08 de dezembro terá uma ampla programação que se estenderá a diversos municípios do estado, em uma parceria com as prefeituras e órgãos municipais de políticas para as mulheres, Conselhos e Fóruns, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e Secretarias de Estado da Educação, Juventude, Saúde, Turismo, Segurança Pública, Administração Penitenciária e Direitos Humanos e Participação Popular.

Cinco datas marcam a Campanha: dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, lembrando que no último Balanço do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher de 2015, mostrou que 58,86% das mulheres vítimas de violência doméstica eram negras; 62,8% das mulheres mortas por agressão eram negras, sem falar da mortalidade materna 62,8% e da violência obstétrica que vitima 65,9% das mulheres negras no país. Dia 25 de novembro Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres; Dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS; Dia 6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres; Dia 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos e

Durante a Campanha 16 dias de Ativismo será entregue ao Governador Flávio Dino o Relatório do Grupo Interinstitucional de Trabalho do FEMINICÍDIO – GTI DO FEMINICÍDIO – com objetivo de elaborar proposta de Diretrizes Estaduais para investigar, processar e julgar com perspectiva de gênero as mortes violentas de mulheres (feminicídios). Participam do Grupo a SEMU, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Tribunal de Justiça.

A programação contará ainda do dia 17/11 até o dia 11/12 com a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas – Ônibus Lilás que prestará atendimento às Mulheres Quilombolas dos municípios de Icatu, Mirinzal, Serrano, Cururupu, Palmeirândia, Chapadinha (AGRITEC), Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Tutoia, Paulino Neves e Santo Amaro.

Desde o dia 22/11 a Unidade Móvel – Ônibus Lilás tem feito atendimentos na zona rural de São Luís, dia 22/11 foram contempladas as comunidades de Igaraú, Estiva, Inhaúma, Coqueiro, Calebe. No dia 24/11 o Ônibus Lilás esteve no Quebra Pote e dia 26/11 vai estar na Vila Nova República. O horário de atendimento será sempre das 8h às 17h.

Outro ponto importante da Campanha será a OUVIDORIA DA EM AÇÃO, que é uma abordagem corpo a corpo das técnicas da SEMU sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e divulgação dos serviços da rede de atendimento. A sensibilização será feita através de distribuição de material impresso; Informações e orientações ao público; Abordagem para postagem de fotos nas redes sociais, com plaquinhas temáticas (Facebook, Instagram e Twitter). A ação será realizada no São Luís Shopping dia 09/12, em São Luís.

Com temática sempre voltada ao combate à violência e ao preconceito contra as mulheres, a Campanha 16 dias de Ativismo no Maranhão, contará ainda com uma Oficina de Escuta – MULHERES LÉSBICAS E O FEMINICÍDIO e o lançamento da Campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, toda programação está aberta à sociedade.

Sobre os 16 dias de Ativismo

Dados da violência contra a mulher no Brasil:

• A cada 12 segundos uma mulher é violentada no Brasil.

Mais da metade são violências domésticas.

• A cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil.

Em média meio milhão por ano.

• A cada 1,5 hora uma mulher é assassinada vítima de violência no Brasil.

40% cometidos por companheiros ou ex.

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, lançaram a Campanha dos 16 Dias de Ativismo, que promove o debate e denuncia às várias formas de violência contra as mulheres no mundo. Escolheram datas significativas e históricas que representam a luta das mulheres. No Brasil a Campanha tem início em 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, pelo reconhecimento histórico da opressão e discriminação contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social. Continua no dia 25 de novembro Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres e finalizando no dia 10 de dezembroDia Internacional dos Direitos Humanos. A Campanha convoca a sociedade e seus governos a tomarem atitudes frente à violação dos direitos humanos das mulheres.

ENTRE NESTA LUTA, POR UM MARANHÃO LIVRE DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES !

No Maranhão, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher e parceiros, a Campanha dos 16 dias de Ativismo – 2016 abordará o FEMINICÍDIO, sensibilizará a 16 atitudes individuais, pedagógicas e institucionais, com envolvimento de Secretarias e Órgãos Municipais e Estaduais; Conselhos e Fóruns; organizações da sociedade civil e movimentos sociais, especialmente de meninas, jovens e mulheres.

• Campanha 16 Dias de Ativismo – 2016 lançará um olhar para as mulheres negras, tomando uma posição política frente ao enfrentamento do racismo e sexismo.

Tome uma atitude crítica e avance na luta !!!

<< UNIDADE MOVEL DO CAMPO E DA FLORESTA >>

Agenda1 Agenda2
Agenda3 Agenda4
Agenda5 Agenda6