Carreta da Mulher Maranhense em Bacurituba

Em 3/05/2018

WhatsApp Image 2018-05-01 at 20.54.42

A Carreta da Mulher Maranhense e o Mamógrafo móvel estão percorrendo os munícipios do estado levando ações de saúde e enfrentamento a violência contra a mulher.

Entre os dias 26 e 28 de abril as Unidades Móveis estiveram em Bacurituba. Para a Psicóloga Calíope Almeida, da Ouvidoria da SEMU, o trabalho de itinerância tem ajudado na formatação das políticas públicas no estado. “Cada palestra realizada, cada vacina aplicada, cada mamografia realizada mostra que já avançamos e precisamos mais. A cada viagem conhecemos a realidade dos municípios e levamos esses dados para que o Governo do Estado possa direcionar estratégias para efetivar as políticas públicas de saúde e de enfrentamento a violência no estado”, disse a psicóloga.

O trabalho de itinerância da Carreta da Mulher Maranhense já atendeu mais de 100 mil mulheres em todo o estado desde de 2015. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Força Estadual de Saúde e Prefeituras Municipais, a ação consegue reunir em um só local serviços direcionados para saúde e palestras.

Um dos serviços mais procurados é o exame preventivo (Papanicolau). O câncer de colo do útero é o que mais mata mulheres no Maranhão. A doença que pode evoluir para quadros de sangramento vaginal ou, após a relação sexual, para secreção e dor abdominais. Além destes sintomas, a mulher também poderá se queixar de dores intestinais nos casos mais avançados. As mulheres com vida sexual ativa precisam realizar o exame uma vez ao ano.WhatsApp Image 2018-04-29 at 10.02.31

Outro serviço que tem grande procura é a mamografia, para garantir o funcionamento do aparelho são realizados em média 30 exames por dia. Enquanto esperam ser atendidas as mulheres assitem a várias palestras, Dona Maria de Fátima Silva de 56 anos fez o exame pela primeira vez “Gostei de ter feito e gostei muito do atendimento, espero o serviço volte mais vezes”.

Nos três dias de ação em Bacurituba foram atendidas 317 mulheres e realizados 743 atendimentos.

Número de atendimentos:

▪ Mamografia – 109

▪ Exame preventivo do câncer de colo de útero – 116

▪ Testes rápidos de HIV, hepatites B e C – 102 atendimentos, totalizando 306 testes

▪ Triagem (aferição PA – 157; teste de glicemia – 96)

▪ Vacinação – 109 atendimentos;

▪ Odontologia (Odonto Móvel) – 32 atendimentos