Maranhão servirá de referência no combate à violência contra a mulher.

Em 18/12/2018

WhatsApp Image 2018-12-18 at 22.46.54 (16)

De passagem a trabalho esta semana pelo Maranhão, a advogada Claudia de Luna (Elas por Elas, Vozes e Ações das Mulheres e Geledés), esteve em visita a Secretaria de Estado da Mulher para conhecer as ações da secretaria no enfrentamento a violência contra a mulher.

A advogada veio conhecer de perto a estrutura da Semu, assim como o funcionamento dos GTI’s, instituídos pelo Governador Flávio Dino. Em março deste ano o governador assinou um conjunto de medidas que incluem o fortalecimento da Rede de Atendimento e o combate à desigualdade de gênero.

DSCN0183

Entre os decretos, foi instituída a criação de Grupos de Trabalho para Capacitação da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Foram criados 8 (oito) grupos formados por representantes da SEMU, da UFMA, UEMA, além de representantes do Poder Judiciário; da Defensoria Pública Estadual; do Ministério Público Estadual; da Polícia Civil; da Polícia Militar; CRAMs, CRAS, CREAS e CAPS e da Saúde, que formam a Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento das Ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Após 90 dias de trabalhos os GTI’s irão produzir um documento em forma de manuais de boas práticas que serão utilizados por toda Rede com a finalidade de fazer com que as mulheres vítimas de violência sejam não só bem atendidas, mas que a elas fiquem seguras para dar prosseguimento ao processo de denúncia. “Precisamos acabar com esse ciclo que resulta na revitimização das mulheres”, disse a Secretária da Mulher Terezinha Fernandes.

A experiência exitosa no Maranhão chamou a atenção de Claudia de Luna que quer levar a ideia para seu estado, São Paulo “Estou impressionada com os avanços das políticas para as mulheres no estado, a experiência que tive hoje foi muito valiosa e saio daqui ainda mais fortalecida para que possa dar continuidade a missão que é defender e lutar pelas mulheres”, disse.

DSCN0197

Para a advogada, a união das instituições e as trocas de experiências são fundamentais na construção da política para as mulheres “Não existe um instrumento melhor para viabilizar qualquer política, para aparar qualquer diferença quando construímos pontes através do diálogo. Conseguimos superar muito quando temos diálogo e respeito, assim colhemos muita coisa”, concluiu Claudia de Luna.

A Secretária da Mulher Terezinha Fernandes lembrou que as mudanças só estão sendo possíveis no Maranhão, porque existe um ambiente favorável. “É importante destacar que sem o apoio e determinação do Governador Flávio Dino em enfrentar o problema da violência contra a mulher no estado de frente, não teríamos conseguido começar o trabalho. Ele é sensível, humano. O olhar dele é da lei, é da academia é de gestor”, disse a Secretária.

Para o Juiz Titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras, Marcos Adriano Fonseca, que veio representando Associação dos Magistrados do Maranhão falou sobre os GTI’s “o trabalho desempenhado pelos GTI’s é histórico e transformador. Tenho certeza que a rede sai fortalecida” para o Juiz, a aceitação entre os magistrados será total “essa ação casa perfeitamente com nossa política institucional e a AMA efetivamente vai participar ainda mais deste movimento. Com a abertura que temos na escola da magistratura para criar esta cultura institucional que está documentada em um trabalho científico terá um peso e uma repercussão dentro da nossa corte”, concluiu.

DSCN0182

A conclusão dos trabalhos dos GTI’s serão registrados em vídeo e vão estar disponíveis para trabalhos e estudos acadêmicos. “As políticas implementadas no estado estão servindo de exemplo para outros estados. Agradecemos a secretária Terezinha por estar fortalecendo junto com o Governador Flávio Dino esta luta, saio daqui com mais vontade e mais inspirada em replicar o modelo maranhense”, concluiu Claudia de Luna.

WhatsApp Image 2018-12-18 at 22.46.54 (6)

Av. Colares Moreira Calhau, São Luís - MA, 65075-380