WhatsApp Image 2019-04-23 at 10.47.04Ana Mendonça
Secretária de Estado da Mulher

Natural de São Luís, Ana de Nazaré Pereira Silva Macedo Mendonça, a “Ana do Gás”, tem 37 anos, é casada e mãe de dois filhos. De origem humilde, Ana nasceu e cresceu no bairro do Diamante, em São Luís. Estudou no colégio Raimundo Corrêa durante o Ensino Fundamental até à conclusão do Ensino Médio, no tradicional Liceu Maranhense. Começou a trabalhar aos 16 anos no setor comercial, como vendedora em uma loja de joias e óculos.
Sua trajetória política teve início no município de Santo Antônio dos Lopes, na região central do estado, onde foi primeira-dama municipal por 8 anos.
Embora não sendo natural de Santo Antônio dos Lopes, Ana adotou a cidade como sua terra natal. Em 2014, recebeu o título de Cidadã Santo-Antoense e, em razão de seu orgulho e apreço pela região, recebeu o apelido de Ana do Gás. A cidade concentra uma das maiores jazidas de gás natural do continente.
Em 2014 foi eleita deputada estadual em sua primeira candidatura, alcançando a incrível marca de 80 mil votos. No parlamento, conseguiu direcionar recursos para as áreas de saúde, educação e infraestrutura por meio de emendas parlamentares, bem como vários projetos aprovados em benefício da população maranhense.
Ainda no seu primeiro mandato, presidiu a Comissão de Meio e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. À frente da Comissão, Ana Mendonça contribuiu com os debates na luta pela criação da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Em 17 de dezembro de 2015, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Requerimento nº 759/2015, da deputada Ana do Gás, que possibilitou a votação do Projeto de Lei nº 207/2014, de autoria do Poder Executivo, que criou o Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Nas eleições de 2018, foi a única Deputada Estadual do Maranhão a conseguir a reeleição para o segundo mandato, alcançando mais de 44.000 mil votos. Em fevereiro de 2019, Ana Mendonça foi incumbida pelo Governador Flávio Dino a assumir o desafio de atuar como secretária de Estado da Mulher, de maneira a elevar e tornar ainda mais visível a causa feminina e seus desdobramentos.

Alessandra Salgado PicançoPresidente da comissão setorial de licitaçõesalessandrasalgado@semu.ma.gov.br​

EQUIPE SEMU
Nayra Mayara Monteiro Sousa

Secretaria Adjunta