Semu lança campanha “Agosto Lilás – Vozes Contra a Violência” para fortalecer enfrentamento à violência contra a mulher

Ação é promovida para marcar os 19 anos da Lei Maria da Penha e fortalecer o enfrentamento à violência de gênero

Acessar fotos
12/08/2025

O Governo do Maranhão lançou na última segunda-feira (11) a campanha “Agosto Lilás – Vozes Contra a Violência”, ação promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (Semu) para marcar os 19 anos da Lei Maria da Penha e fortalecer o enfrentamento à violência de gênero. A mobilização estadual contará com atividades descentralizadas ao longo do mês de agosto.

O lançamento oficial da campanha ocorreu na Praça Deodoro, em São Luís. Houve apresentação da Banda da Polícia Militar, seguida de exibição do vídeo institucional da Semu, precedendo a fala da secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, que ressaltou a importância da união entre poder público e sociedade civil para alcançar o objetivo de feminicídio zero.

“Neste Agosto Lilás reafirmamos o compromisso de toda a sociedade no combate à violência contra a mulher. Com 19 anos da Lei Maria da Penha, queremos transformar esta data em um marco de união e esperança. O objetivo é feminicídio zero — uma realidade possível somente com a união entre poder público, sociedade civil e famílias. Mulher, você não está sozinha: o Governo do Maranhão está ao seu lado, oferecendo políticas públicas concretas para proteger e garantir seus direitos”, afirmou Abigail Cunha.

Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher, destacou que “datas emblemáticas como esta são essenciais para alertar as mulheres sobre a importância de preservar suas vidas e garantir sua sobrevivência. O desafio vai além de combater atitudes isoladas dos agressores: é necessário enfrentar uma cultura que naturaliza a violência e silencia a voz da mulher”.

A dona de casa Madalena Ribeiro, que passou pelo evento, comentou. “Eu estava passando e resolvi parar para prestigiar essa campanha, que é muito boa, ótima, maravilhosa. Gostaria que ela acontecesse sempre, em todos os lugares, para ajudar a melhorar. A violência contra as mulheres é muito grande, então ações como essa são importantes para motivar a gente e fazer com que mais pessoas se interessem e participem”.

Durante o evento o público assistiu a uma performance teatral e à instalação de um totem urbano em formato de celular gigante, simbolizando os canais de denúncia e o poder da palavra. A fachada da Biblioteca Benedito Leite foi iluminada na cor lilás, reforçando o simbolismo da campanha. A solenidade foi encerrada com uma apresentação musical do grupo de samba As Brasilierinhas.

Ao longo de todo o mês ações itinerantes como o “Pit Stop – Vozes Contra a Violência” irão distribuir ventarolas e mensagens de conscientização em locais de grande circulação como escolas, faculdades e avenidas. Plenárias temáticas preparatórias para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres irão envolver diferentes públicos — mulheres da cultura, ciganas, negras, indígenas, meninas e jovens — em cidades como São Luís, Amarante e Miranda.

A culminância da campanha acontecerá no dia 29 de agosto, na Praça Nauro Machado, com o ato Vozes Contra a Violência, com um grande encontro entre artistas, autoridades e a população para homenagear as vítimas da violência e reafirmar o compromisso com a vida das mulheres.

Com a campanha “Agosto Lilás – Vozes Contra a Violência”, o Governo do Maranhão reafirma seu compromisso em promover políticas públicas eficazes e fortalecer a rede de proteção às mulheres, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas.